domingo, 21 de junho de 2009

Prova da UERJ - Gabarito comentado

Questão 1 - D
Durante todo o texto, o autor fala da possibilidade do encontro humano com seres extraterrestres, relacionando-a à tecnologia (ainda nova) produzida no planeta Terra. Sua tese é de que a confirmação da existência de vida em outros planetas modificaria profundamente a vida na terra. Note-se que ele reconhece a importância das pesquisas e a importância de considerar essa hipótese (ao contrário do que fazem algumas ideologias religiosas) embora não se coloque como um defensor ferrenho de que haja vida em outros planetas.
Questão 2 - A
A questão pode ser resolvida pela simples relação entre antônimos. A dúvida é o oposto da certeza, assim, quando não há duvídas, há certezas. Ambas as expressões têm valor adverbial afirmativo.
Questão 3 - C
O vocábulo "claro" expressa a opinião do autor a respeito da informação que será dada. Da mesma forma, o advérbio "infelizmente" adianta a informação de que o autor lamenta a afirmativa que fará a seguir ("até agora nada foi encontrado").
Questão 4- C
O autor afirma que nossa evolução tecnológica se iniciou recentemente. Para confirmar sua afirmação, apresenta um fato histórico (a primeira locomotiva).
Questão 5 - C
No início do parágrafo de que foi retirado o fragmento, o autor atribui a algumas religiões a ideologia de que o ser humano é superior aos outros seres da terra.
Questão 6 - C
O futuro do pretérito é, fundamentalmente, o tempo verbal da hipótese.
Questão 7 - B
No encontro proposto por Drummond, a primeira reação parte do alienígena e essa sensação é de medo do ser humano (ao contrário da ideia de Gleiser de que o medo partiria do humano).
Questão 8 - B
A temática existencial, em geral, não se relaciona com o gênero Ficção Científica. Por isso o caráter inesperado se dá pela junção desses dois elementos.
Questão 9 - D
No poema, há dois sujeitos que projetam suas consciências: o marciano e o eu-lírico (homem). A única alternativa em que se apresenta uma reflexão de um desses sujeitos é a D, já que outras apresentam ações dos personagens.
Questão 10 - D
A metáfora consiste em uma comparação implícita. Nesse caso, há a comparação da infinitude do universo com a quantidade de problemas a existentes em nosso planeta.
Questão 11- B
Já foi visto na questão 9 que há dois sujeitos no poema. Os dois pornomes, "me" e "consigo", evidenciam a 1ª e a 3ª pessoas do discurso. Ou seja, a presença de dois enunciadores diferentes.
Questão 12 - A
Essa é uma pergunta argumentativa, ou seja, utilizada para reforçar uma tese. Percebe-se que o autor não acredita na possibilidade de ETs se preocuparem em salvar nosso planeta. Por isso, é visível que a pergunta tem, em si mesma, a negação como resposta.
Questão 13 - A
A alternativa correta é aquela que une informação a respeito do filme e opinião do autor. A alternativa B só apresenta informações; a C contempla apenas a opinião do autor; e a D apresenta a opinião de um cientista.
Questão 14 - A
A alternativa mostra que há uma gradação na percepção do pergonagem, uma vez que ele apresenta descrição do mesmo elemento da paisagem: da primeira vez com hesitação, da segunda vez com certeza.
Questão 15 - B
A intensificação do envolvimento é comprovada pelo aumento do detalhamento da descrição feita pelo personagem. Isso se mostra também pelos adjetivos separados por vírgulas e pela cinjunção aditiva "e", que constituem enumerações sucessivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário