terça-feira, 30 de junho de 2009

Artigo publicado

No link abaixo, há um artigo meu publicado. Além de outros artigos, resenhas, ensaios e entrevistas muito interessantes!
http://www.forumdeliteratura.com/

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Gabarito cap 6

Gabarito das questões de vestibulares cap 6
1) A, C
2) C, E
3) A, E
4) B
5) A, C, F
6) B
7) C
8) C
9) C
10) A
11) C
12) A
13) C
14) a- Cada pessoas deve encarregar-se do que lhe cabe
b- As pessoas não devem discutir o que já está estabelecido.
15) E
16) B
17) A
18) B
19) B

domingo, 21 de junho de 2009

Prova da UERJ - Gabarito comentado

Questão 1 - D
Durante todo o texto, o autor fala da possibilidade do encontro humano com seres extraterrestres, relacionando-a à tecnologia (ainda nova) produzida no planeta Terra. Sua tese é de que a confirmação da existência de vida em outros planetas modificaria profundamente a vida na terra. Note-se que ele reconhece a importância das pesquisas e a importância de considerar essa hipótese (ao contrário do que fazem algumas ideologias religiosas) embora não se coloque como um defensor ferrenho de que haja vida em outros planetas.
Questão 2 - A
A questão pode ser resolvida pela simples relação entre antônimos. A dúvida é o oposto da certeza, assim, quando não há duvídas, há certezas. Ambas as expressões têm valor adverbial afirmativo.
Questão 3 - C
O vocábulo "claro" expressa a opinião do autor a respeito da informação que será dada. Da mesma forma, o advérbio "infelizmente" adianta a informação de que o autor lamenta a afirmativa que fará a seguir ("até agora nada foi encontrado").
Questão 4- C
O autor afirma que nossa evolução tecnológica se iniciou recentemente. Para confirmar sua afirmação, apresenta um fato histórico (a primeira locomotiva).
Questão 5 - C
No início do parágrafo de que foi retirado o fragmento, o autor atribui a algumas religiões a ideologia de que o ser humano é superior aos outros seres da terra.
Questão 6 - C
O futuro do pretérito é, fundamentalmente, o tempo verbal da hipótese.
Questão 7 - B
No encontro proposto por Drummond, a primeira reação parte do alienígena e essa sensação é de medo do ser humano (ao contrário da ideia de Gleiser de que o medo partiria do humano).
Questão 8 - B
A temática existencial, em geral, não se relaciona com o gênero Ficção Científica. Por isso o caráter inesperado se dá pela junção desses dois elementos.
Questão 9 - D
No poema, há dois sujeitos que projetam suas consciências: o marciano e o eu-lírico (homem). A única alternativa em que se apresenta uma reflexão de um desses sujeitos é a D, já que outras apresentam ações dos personagens.
Questão 10 - D
A metáfora consiste em uma comparação implícita. Nesse caso, há a comparação da infinitude do universo com a quantidade de problemas a existentes em nosso planeta.
Questão 11- B
Já foi visto na questão 9 que há dois sujeitos no poema. Os dois pornomes, "me" e "consigo", evidenciam a 1ª e a 3ª pessoas do discurso. Ou seja, a presença de dois enunciadores diferentes.
Questão 12 - A
Essa é uma pergunta argumentativa, ou seja, utilizada para reforçar uma tese. Percebe-se que o autor não acredita na possibilidade de ETs se preocuparem em salvar nosso planeta. Por isso, é visível que a pergunta tem, em si mesma, a negação como resposta.
Questão 13 - A
A alternativa correta é aquela que une informação a respeito do filme e opinião do autor. A alternativa B só apresenta informações; a C contempla apenas a opinião do autor; e a D apresenta a opinião de um cientista.
Questão 14 - A
A alternativa mostra que há uma gradação na percepção do pergonagem, uma vez que ele apresenta descrição do mesmo elemento da paisagem: da primeira vez com hesitação, da segunda vez com certeza.
Questão 15 - B
A intensificação do envolvimento é comprovada pelo aumento do detalhamento da descrição feita pelo personagem. Isso se mostra também pelos adjetivos separados por vírgulas e pela cinjunção aditiva "e", que constituem enumerações sucessivas.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

É o fim da graduação em jornalismo?

A profissão de Jornalista não necessitará mais de formação superior, foi o que decidiu o STF.
A decisão afeta os estudantes que optariam por essa carreira no vestibular. Muito está sendo discutido. O que vocês acham?
Leiam mais nos links abaixo.

http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=2647
http://br.noticias.yahoo.com/s/19062009/25/manchetes-mendes-profissoes-devem-desregulamentadas.html

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse hoje, em São Paulo, que a decisão de derrubar a exigência de diploma de jornalista, tomada pela Corte esta semana, deverá criar um "modelo de desregulamentação" das profissões que não exigem aporte científico e treinamento específico. "A decisão vai suscitar debate sobre a desregulamentação de outras profissões. O tribunal vai ser coerente e dirá que essas profissões podem ser exercidas sem o diploma." Há, segundo o ministro, vários projetos sobre o tema no Congresso, que, se chegarem ao STF, terão a mesma interpretação dada à questão do diploma de jornalismo.

"A regulamentação, se for o caso, será considerada inconstitucional", afirmou o presidente do STF. Mendes esclareceu que, a partir de agora, o registro de jornalista no Ministério do Trabalho "perdeu o sentido", assim como todos os outros aspectos que regulamentavam a profissão. "O registro não tem nenhuma força jurídica." O ministro também disse "não ser viável juridicamente" a elaboração de uma nova lei pelo Congresso exigindo diploma, como sugeriu o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mais sobre a Faetec

TÉCNICO SUBSEQUENTE
O Processo Seletivo destina-se ao ingresso de candidatos para ocuparem vagas nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente, oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou Equivalente e Especialização de Nível Técnico em Enfermagem do Trabalho oferecido somente a quem já tenha concluído o curso Técnico em Enfermagem, válido apenas para o segundo semestre do ano de 2009.
Vagas para os seguintes cursos: Edificações; Eletrônica; Eletrotécnica; Mecânica; Telecomunicações; Informática; Administração; Produção de moda; Logística; Transporte Ferroviário; Contabilidade; Gerência de Saúde; Análises Clínicas; Prótese dentária; Segurança do Trabalho; Construção Naval; Máquinas Navais; Plástico; Comércio, Florestas; Enfermagem.
GRADUAÇÃO
Poderá inscrever-se no Vestibular aquele que já concluiu o Ensino Médio ou Equivalente.

CURSOS DOS INSTITUTOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
1 Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi
Sistema de Informação
Gestão Ambiental
2 Instituto Superior de Tecnologia em Ciência da Computação de Petrópolis - ISTCCP
Tecnologia da Informação e Comunicação
3 Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação do Rio de Janeiro - ISTCCRJ
Análise de Sistemas Informatizados
4 Instituto Superior de Ciências Agrárias de Campos
Horticultura

CURSOS DOS INSTITUTOS SUPERIORES DE EDUCAÇÃO
1 Instituto Superior de Educação de Bom Jesus do Itabapoana
Licenciatura em Pedagogia
2 Instituto Superior de Educação de Itaperuna
Licenciatura em Pedagogia
3 Instituto Superior de Educação de Santo Antonio de Pádua
Licenciatura em Pedagogia
4 Instituto Superior de Educação de Três Rios
Licenciatura em Pedagogia
5 ISERJ
Licenciatura em Pedagogia
6 ISEPAM
Licenciatura em Pedagogia

FAETEC - Inscrições abertas!

Site da Faetec: inscrições para o 2º semestre. Técnico e Graduação

http://201.20.19.254/Faetec_2009.2/

Ainda sobre o ENEM

Não se esqueçam de que o ENEM está sendo adotado como 1ª fase ou parte da primeira fase por algumas universidades como UFRJ e UFF. Para concorrer às vagas oferecidas pela UFRJ e UFF o candidato deverá, obrigatoriamente, se inscrever no Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM e, munido do numero de inscrição no ENEM, efetuar sua inscrição no Concurso de Acesso UFRJ 2010 e/ou no Concurso Vestibular UFF 2010.

terça-feira, 16 de junho de 2009

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Reportagem da revista Veja sobre o vestibular

A matéria de 15 de abril de 2009 sobre o vestibular diz o seguinte:
VESTIBULAR
Vai mudar tudo, menos o mérito

A substituição do vestibular por uma prova unificada começa a valer já neste ano em centenas de universidades. O novo exame é menos massacrante para os alunos, mas continua a selecionar os melhores

Será mesmo? O que vocês acham?
A matéria completa pode ser lida no site da revista.

http://veja.abril.com.br/150409/p_070.shtml

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Só pra ser bonito...

4o. Motivo da rosa
Cecília Meireles

Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.


Rosas verá, só de cinzas franzida,
mortas, intactas pelo teu jardim.


Eu deixo aroma até nos meus espinhos
ao longe, o vento vai falando de mim.


E por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Termina nesta sexta-feira 1ª etapa de inscrições do ProUni

Termina nesta sexta-feira 1ª etapa de inscrições do ProUni

Inscrições referentes ao segundo semestre serão feitas em duas etapas.Divulgação dos pré-selecionados em 1ª chamada deve ocorrer em 9/6.
Do G1, em São Paulo

Termina nesta sexta-feira (5), às 21h, a primeira etapa de inscrições para o Programa Universidades para Todos (ProUni). Os candidatos devem ficar atentos para a divulgação dos pré-selecionados em primeira chamada, prevista para o dia 9 deste mês, segundo o Ministério da Educação (MEC).De acordo com a Portaria nº 5, publicada no Diário Oficial da União, as inscrições referentes ao segundo semestre de 2009 serão feitas em duas etapas, exclusivamente pela internet, no portal do MEC. As etapas são independentes entre si.

A segunda etapa vai do dia 20 ao 24 de julho, quando poderão se inscrever novamente estudantes não selecionados na primeira etapa assim como aqueles que ainda não se inscreveram. Na ocasião, serão oferecidas vagas remanescentes - as não preenchidas e as referentes a alunos que não atenderam aos requisitos do programa.

As bolsas atenderão estudantes que ingressarem na faculdade no segundo semestre deste ano. São 91.227 bolsas, das quais 57.432 integrais e 33.795 parciais de 50% da mensalidade.

Requisitos

Podem concorrer às bolsas integrais os candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio, R$ 697,50 por pessoa; e para as bolsas de 50% da mensalidade, estudantes com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395,00) por pessoa.O estudante também precisa atender pelo menos um entre os seguintes critérios: ter cursado todo o ensino médio em escola pública; se em escola particular, na condição de bolsista integral; ser pessoa com deficiência; professor do quadro permanente da rede pública da educação básica.

Os professores podem se inscrever para bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior e não precisam comprovar rendimentos. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008.